A IMPORTÂNCIA DA EMBALAGEM NAS VENDAS

Originalmente, a embalagem surgiu para proteger os produtos durante a distribuição, armazenamento e manuseio.  Hoje, porém, a sua funcionalidade é muito mais ampla – tornaram-se uma ferramenta essencial para eficiência na venda, aumentando da shelf life dos produtos e ainda possibilitando outros formatos de comercialização, como redução de porções, alimentos pré-prontos ou mesmo entregas a domicílio. De tal forma, as embalagens possibilitam a acessibilidade a alguns produtos e, frente ao mercado consumidor, são ainda uma estratégia de competitividade.

Segundo pesquisa realizada pela ABRE, Associação Brasileira de Embalagens, a embalagem é uma forte influenciadora no momento na compra.

Em um supermercado, um produto concorre em média com outros 30mil itens – fazendo da embalagem um vendedor silencioso. Ainda segundo a ABRE, é ela que deve transmitir, em apenas 3 segundos, a qualidade do produto, atrair a atenção do consumidor o suficiente para que este pegue o item e coloque no seu carrinho de compra.

A embalagem funciona como uma ferramenta fundamental para destacar o seu produto aos olhos do cliente e agregar valor a essa compra. E isso é válido tanto para a escolha na loja quanto ao recebimento do produto – a integridade e a visualização do mesmo são peça-chave para garantir a satisfação do cliente.

No momento da compra, o cliente deve escolher a partir das informações que lhe são dadas naquele momento – muito disso significa um produto visualmente atrativo, com aparente qualidade, evidência de não estar violado e conveniência para consumo.

Segundo Luciana Pellegrino, Diretora Executiva da ABRE, “para o consumidor, o produto e a embalagem confundem-se como um único elemento que devem estar em plena sintonia”.

Por isso, ao escolher uma embalagem, é essencial vê-la como um investimento ao seu produto, pois é ela que deve garantir a aparência e atratividade, agregando valor e o diferenciando a sua empresa frente à concorrência.

Fonte: http://www.abre.org.br/setor/apresentacao-do-setor/a-embalagem/

VOLTAR